Conheça o Expressão Comunitária, projeto de oficinas de jornalismo e audiovisual do Candeia

O projeto ‘Expressão Comunitária” foi criado em 2015 como o intuito de ser um complemento das atividades do Candeia.  Ele consiste na elaboração de oficinas de introdução ao jornalismo e audiovisual independentes para adolescentes das periferias de São Paulo que estejam cursando o ensino médio da rede pública, e, em seu primeiro ano de existência, se alocou nas dependências do  CEU Quinta do Sol, na Vila Cisper, Zona Leste. 

A ideia do EC é fornecer aos alunos bases para a elaboração de suas próprias reportagens, ensinando conceitos básicos de jornalismo e audiovisual; desde a criação de uma pauta ao manuseio de câmeras, elaboração e prática de entrevistas, além de decupagem e edição, auxiliando à chegada da reportagem final. A oficina tem duração de 8 sábados com cada turma (Neste primeiro ano, sendo duas turmas de 10 alunos), e a ideia é  levar aos jovens noções básicas do que é ser jornalista e produtor audiovisual no cenário independente – que tem se fortalecido cada vez mais com o auxílio da internet.

Além da prática, são levados temas atuais para serem discutidos durante as aulas, como a crise econômica e o papel da mídia na manipulação das informações. A ética no jornalismo é um dos temas abordados e bastante difundidos e exemplificados durante as aulas, com o objetivo de sempre ressaltar a importância daquele que transmite a informação.

Ao final de cada oficina, serão apresentadas reportagens elaboradas pelo coletivo juntamente com cada turma – sendo as pautas trazidas pelos alunos.

Acompanhe em nossa coluna o desenvolvimento deste projeto! Abaixo, confira um vídeo explicativo e algumas fotos de nossas primeiras turmas. 

11947897_400185456845010_2263537347848654289_o
Alunos entrevistando ativista cultural para a cobertura de uma das pautas escolhidas
11875050_400185496845006_3985929085661716731_o
Alunos aprendendo técnicas de gravação externa

Última aula da primeira turma
Última aula da primeira turma

Se interessou pelo projeto  e quer mais informações ou ser um colaborador? Nos escreva: [email protected]

Publicado por

Aline Mariane

Repórter e Editora. Jornalista apaixonada por reportagem, poesia, música e pessoas. Repórter freelancer por condição e opção. Musicista frustrada por necessidade. Escrevendo apenas pra não se engasgar com tantas palavras gritando dentro dela. Contato: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *